Santo do Dia – São Narciso – 29 de outubro

Santo do Dia – 29 de outubro, Dia de São Narciso
O Santo do Dia, neste 29 de outubro, é São Narciso. Foi Bispo de Jerusalém quase aos cem anos de idade. Narciso não era judeu. Foi um homem austero, penitente, humilde, simples e puro. Fez um trabalho admirável, amando os pobres e doentes. Presidiu o Concílio onde se decidiu que a Páscoa devia cair no domingo. Conta-se que foi também na véspera de uma festa de Páscoa, Narciso transformou água em azeite para acender as lamparinas da igreja que estavam secas.

As escrituras narram as circunstâncias que levaram Narciso a demitir-se das suas funções da seguinte forma: Para se justificarem de um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. “Que me queimem vivo – disse o primeiro – se eu minto”. “E a mim, que me devore a lepra”, disse o segundo. “E que eu fique cego”, acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento e, por isso, sem dizer para onde ia, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Considerando-o definitivamente desaparecido, deram-lhe por sucessor a Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Todavia, os três caluniadores não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou à força de tanto chorar o seu pecado.

Narciso não julgou oportuno defender-se e, para não dividir a própria comunidade em inocentistas e culpabilistas, preferiu desaparecer da sociedade. Foi viver como eremita perto do deserto, até que uma das testemunhas que havia jurado em falso decidiu dizer a verdade. Mas tinham-se passado já muitos anos desde o desaparecimento de Narciso, e os cristãos de Jerusalém, considerando-o morto, elegeram um novo bispo.

Com estupor, mas também com grande alegria, viram-no reaparecer e rogaram-lhe que retomasse seu posto. Narciso aceitou, mas quis ter a seu lado um coadjutor escolhido por ele. Assim pôde confiar a cura pastoral ao amigo Alexandre, então bispo na Capadócia, que ficou junto dele nos seus últimos dez anos de vida.

Governou a diocese até os 119 anos de idade, quando faleceu, no ano de 212.
São Narciso, rogai por nós!


Fonte para o artigo: Canção Nova / A12 / Arquidioceses de São Paulo / Foto de capa: Canal Lara Velho no Youtube


Oração a São Narciso
Oração a São Narciso: Senhor, por intercessão de São Narciso, aumentai a minha fé. Peço-Vos o dom da oração para que, permanecendo em Vós, eu nunca me desvie do Vosso Caminho e da Vossa Verdade. Dai-nos a graça da perseverança na fé e no amor, mesmo diante de calúnias e falsas acusações. Dai também a nós a graça de permanecermos firmes, mesmo nas dificuldades. E livrai-nos da calúnia. Amém. São Narciso, rogai por nós!


Apoio
www.artelemensagem.com.br
Telemensagem  para todas as ocasiões: aniversário, românticas, desculpas, evangélicas, saudades e muito mais.
Surpreenda agora mesmo quem você ama!


close

Recebe a Homilia Diária em seu e-mail

Gostou? Compartilhe!