O que aconteceu com os Doze Apóstolos?



No final do Evangelho de Mateus, antes de descrever a ascensão de Jesus ao Céu, o evangelista apresenta Jesus dizendo aos seus apóstolos: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações” (Cf. Mt 28, 19-20). Como se vê no livro de Atos e em muitos outros escritos tradicionais cristãos (apócrifos ou não), tendo o mandato divino de viajar pelo mundo por causa do Evangelho, os apóstolos não perderam tempo. Toda a literatura apostólica primitiva os apresenta imediatamente colocando a mão na massa, engajados no difícil trabalho de semear sementes de fé onde quer que fossem. Então, onde eles foram parar? Será que eles realmente “fizeram discípulos de todas as nações”?

Pedro

Acredita-se tradicionalmente que Pedro primeiro viajou para Antioquia e estabeleceu uma comunidade lá. Ele não ficou muito tempo, mas é frequentemente conhecido como o primeiro bispo de Antioquia. Depois disso, ele pode ter visitado Corinto antes de ir para Roma. Lá ele ajudou a formar a comunidade cristã e acabou sendo martirizado no Circo de Nero por volta de 64 dC em Roma. A Basílica de São Pedro no Vaticano foi construída sobre o túmulo de São Pedro.

André
Depois de Pentecostes, muitas tradições antigas apontam para André, irmão de Pedro, como o apóstolo dos gregos. Acredita-se que ele pregou para as comunidades gregas e foi martirizado em Patras em uma cruz em forma de X. Suas relíquias acabaram sendo transferidas para a Catedral Duomo em Amalfi, Itália.

Tiago, o Grande
Sustenta-se que Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado. Nos Atos dos Apóstolos, lê-se: “O rei Herodes colocou mãos violentas sobre alguns que pertenciam à igreja. Ele matou Tiago, irmão de João, à espada” (Atos 12:1-2). Ele morreu em 44 dC em Jerusalém, mas seu túmulo não está nem perto deste local. Após sua morte, seu corpo foi transferido para a Espanha e atualmente está localizado em Santiago de Compostela. Seu túmulo é o ponto de destino da peregrinação secular, El Camino, ainda popular hoje.

João
O autor do Evangelho de João e do livro do Apocalipse, João foi o único apóstolo a não ter uma morte de mártir. Em Apocalipse, ele escreve da ilha de Patmos, na Grécia: “Eu, João, teu irmão, que partilho contigo em Jesus a tribulação, o reino e a paciência, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Apocalipse 1:9). Ele morreu por volta de 100 dC e está enterrado perto de Éfeso.

Filipe
Nos anos seguintes ao Pentecostes, Filipe ministrou às comunidades de língua grega. Pouco se sabe sobre suas aventuras, exceto que ele foi martirizado por volta de 80 dC. Suas relíquias estão localizadas na Basílica Santi Apostoli, em Roma.

Natanael (ou Bartolomeu)
Pouco se sabe sobre os esforços de evangelização de Natanael. Várias tradições o têm pregando em diferentes áreas. Acredita-se que ele foi martirizado e seus restos mortais estão atualmente localizados na igreja de São Bartolomeu-na-Ilha, em Roma.

Tomé
O apóstolo “duvidoso”, Thomas é amplamente conhecido por seus esforços missionários na Índia. Há uma história popular sobre uma de suas aventuras que se concentra na conversão de um rei local “duvidoso”. Ele morreu por volta de 72 dC e seu túmulo está localizado em Mylapore, na Índia.

Mateus
Um dos quatro evangelistas, Mateus é mais conhecido por seu Evangelho. Ele pregou para várias comunidades no Mediterrâneo antes de seu martírio na Etiópia. Seu túmulo está localizado na catedral de Salerno, Itália.

Tiago Menor
Estudiosos acreditam que São Tiago Menor foi o autor da “Epístola de São Tiago” encontrada no Novo Testamento. Depois que os apóstolos se dispersaram e deixaram Jerusalém, Tiago permaneceu e se tornou o primeiro bispo da cidade santa. Lá permaneceu por várias décadas até ser apedrejado até a morte pelas autoridades judaicas no ano 62. Algumas de suas relíquias podem ser encontradas na Basílica Santi Apostoli, em Roma. Acredita-se também que seu túmulo esteja localizado na Catedral de St. James, em Jerusalém.

Judas Tadeu

O apóstolo “esquecido” devido ao seu nome ser o mesmo de Judas Iscariotes, São Judas pregou o evangelho em vários lugares. Ele é reverenciado pela Igreja Armênia como o “Apóstolo dos Armênios”. Ele sofreu o martírio por volta de 65 dC em Beirute, Líbano. Seus restos mortais estão atualmente na Basílica de São Pedro, em Roma.

Simão, o Zelote

Simon é frequentemente retratado com Judas Thaddeus e alguns acreditam que eles pregaram juntos como uma equipe. Isso se deve em parte porque uma tradição afirma que ambos foram martirizados em Beirute no mesmo ano. Acredita-se que algumas de suas relíquias estejam localizadas na Basílica de São Pedro, em Roma.

Matias
São Matias foi um dos apóstolos de Cristo. Foi o escolhido entre os demais discípulos de Jesus para preencher a vaga, no colégio apostólico, deixada por Judas após seu suicídio. Depois de ser escolhido como o “apóstolo substituto”, uma tradição afirma que Matias fundou uma igreja na Capadócia e ministrou aos cristãos nas costas do Mar Cáspio. Acredita-se que ele morreu como mártir e foi decapitado com um machado na Cólquida pelas mãos de muitos pagãos de lá. Diz-se que algumas de suas relíquias foram trazidas a Roma por Santa Helena.

Receba a Liturgia Diária no seu Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/yCES8

Fonte: Aleteia. | Foto: Quadro “Ordenação”; Nicolas Poussin; 1640

close

Recebe a Homilia Diária em seu e-mail

Gostou? Compartilhe!