Evangelho João 6, 1-15 | 13 de Abril | Explicação

Evangelho (Jo 6,1-15)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,
1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos.
4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse:
9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?”
10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Inspiração
O Evangelho de João 6,1-15 nos apresenta a multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus. Essa mensagem nos convida a refletir sobre a importância da fé e da confiança em Deus, mesmo diante das dificuldades aparentemente insuperáveis. Nos dias de hoje, podemos usar essa mensagem como um lembrete de que Deus está sempre presente em nossas vidas, provendo-nos com o que precisamos, mesmo quando não enxergamos uma solução à nossa frente.

A atitude dos discípulos, inicialmente cética diante da situação, nos lembra da importância de mantermos nossa fé, mesmo diante de desafios aparentemente intransponíveis. O gesto de Jesus em multiplicar os pães e peixes não apenas alimentou fisicamente a multidão, mas também demonstrou seu poder e amor infinito por nós.

Essa passagem nos convida a confiar em Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. Assim como os discípulos reuniram os poucos recursos disponíveis, podemos nos inspirar a oferecer nossos próprios talentos e recursos para servir aos outros, confiando que Deus os multiplicará para atender às necessidades daqueles ao nosso redor.

Portanto, nos dias de hoje, podemos aplicar essa mensagem em nossa vida diária, lembrando-nos de que a fé e a confiança em Deus nos permitem superar desafios e viver uma vida centrada no amor e na generosidade.

close

Recebe a Homilia Diária em seu e-mail

Gostou? Compartilhe!