A Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha percorrerá mais de 70 cidades brasileiras a partir de 1º de fevereiro. Trindade (GO) será a primeira a receber as relíquias, encerrando em São Paulo no dia 1º de outubro, data da santa.
É a quarta visita da urna com fêmur e ossos do pé da ‘santa da pequena via’ ao Brasil, expressando sua dimensão missionária”, informou a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil ao portal ‘ACI Digital’, fonte desta notícia.
“A peregrinação foi solicitada pela Ordem à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, França. O itinerário foi organizado considerando a presença do Carmelo Descalço no Brasil, em lugares de referência para frades, monjas e carmelitas seculares. Outros locais foram incluídos para facilitar a participação dos fiéis”, explicaram os carmelitas.
A visita das relíquias coincide com os jubileus de 150 anos do nascimento e 100 anos da canonização de Santa Teresinha. Elas estiveram no Brasil em 1997 e 1998, percorrendo diversas cidades. Em 2022, visitaram apenas algumas do estado de São Paulo. Desta vez, a peregrinação ocorrerá novamente por todo o Brasil, onde há presença dos carmelitas.
O relicário com o fêmur e ossos do pé foi doado por brasileiros ao Carmelo de Lisieux. Existem dois relicários doados pelo Brasil: o ‘Relicário do Brasil’, de 1922, permanece internamente no Carmelo de Lisieux.
Já o ‘Relicário do Centenário’, também doação brasileira, é utilizado em peregrinações intercontinentais”, revelaram os Freis Carmelitas Descalços no Brasil.