O Papa Francisco afirmou neste domingo (16) que reza pelas vítimas das chuvas e enchentes que atingiram várias regiões do Brasil nas últimas semanas. A fala do santa pontífice foi feita por ele durante a celebração do Angelus.
“Rezo especialmente pelas vítimas, suas famílias e aqueles que perderam suas casas”, disse Francisco a fieis na Praça de São Pedro. “Que Deus apoie os esforços daqueles que os estão ajudando.”
As fortes chuvas no Brasil atingiram os estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás com mais intensidade. Nesses três locais, 48 pessoas já faleceram e outras milhares estão completamente desabrigadas. Ao todo, já são dez Estados castigados pelas chuvas e consequentes enchentes
Diante das necessidades de tantas pessoas, tem havido uma mobilização internacional organizada pela Santa Igreja Católica.
A Caritas internacional está coordenando as ajudas em estreita colaboração com a Caritas brasileira. Os EUA e a União Europeia também forneceram as primeiras ajudas. Bruxelas enviou um milhão de euros em fundos de emergência para responder às consequências das enchentes.
“Este financiamento – escreve a Comissão Europeia em uma nota – visa cobrir necessidades urgentes através do fornecimento de alimentos, água potável, abrigo e artigos domésticos. Os parceiros humanitários também apoiarão a população com serviços de saúde para mitigar o risco de epidemias“.