Papa Francisco receberá no Vaticano líder da Igreja greco-católica ucraniana

Poucos dias após seu retorno de uma viagem à Mongólia, o papa Francisco está programado para se encontrar com sua beatitude Sviatoslav Shevchuk, arcebispo-mor de Kiev e líder da Igreja greco-católica ucraniana, no Vaticano na quarta-feira (6).

Este encontro se insere na programação da sessão plenária do Sínodo da Igreja greco-católica, que ocorre em Roma de 3 a 13 de setembro, no Colégio Ucraniano de São Josafá. O tema deste sínodo é “Acompanhamento pastoral e cura das feridas da guerra”.

Após sua reunião com o papa Francisco, Sviatoslav Shevchuk conduzirá a Divina Liturgia Hierárquica na Basílica de São Pedro, situada no Vaticano. Além de ser uma reunião de bispos greco-católicos de diversas partes do mundo na capital italiana, o Sínodo também coincide com a comemoração dos 400 anos do martírio de São Josafá.

Segundo comunicado emitido pela Igreja greco-católica, Shevchuk destacou que “a decisão dos nossos bispos de se reunirem no corpo sinodal em Roma, além de ser influenciada pela guerra na Ucrânia, também é motivada pelo profundo desejo dos bispos ucranianos de reafirmar a sua comunhão dentro da Igreja universal”.

Além do papa Francisco e Sviatoslav Shevchuk, o sínodo contará com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé; o cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos; e o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana e enviado papal para promover a paz na Ucrânia.

Em fevereiro de 2022, o papa Francisco já havia recebido o arcebispo-mor da Igreja greco-católica ucraniana em audiência, na qual expressou suas orações pela paz genuína na Ucrânia. O encontro, realizado no escritório privado do papa na Casa Santa Marta, teve duração de aproximadamente 45 minutos.


Receba a Liturgia Diária no seu Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/yCES8


Fonte: ACI Digital
Foto: Vatican News

close

Recebe a Homilia Diária em seu e-mail

Gostou? Compartilhe!